quarta-feira, 9 de abril de 2008

Up the Intellectuals

Ao perambular pelo Orkut, me deparo com a comunidade do Nietzsche. Dou um click no mouse e pronto, tenho ao meu alcance milhares de idéias a respeito do filósofo. Devo dizer que dessas idéias, 80% (modo de falar, óbvio) são desprezadas logo de cara. Aquilo lá mais parecia uma etapa do campeonato brasileiro de: “Eu sou super intelectual, entendo tudo, e sou superior que todos vocês”.
O ser humano em geral tem uma enorme dificuldade de assumir que está errado, e que o outro está certo, todos defendem suas idéias até a morte. Se um dia chegam a se dar conta de que estão errados, não admitem, apenas dão um jeito de sumir com todas as idéias e mudar o tempo presente, fazendo os outros e a si mesmo acreditarem que nada foi dito.
Deparei também com outros insultando os cristãos com um único argumento: é muita burrice acreditar que existe um Deus. Pois bem, burrice, ignorância é acusar os outros sem ao menos ter um argumento plausível para tal ação.
Eu tenho repugnância ao ser humano em si, ao mesmo tempo em que ele cria, ele destrói, o ser humano não tem compaixão. O mundo se tornou um jogo aonde é cada um por si, e Deus por... no mundo de hoje acreditar em Deus é ser inferior, não posso me rebaixar, os intelectuais da nova geração vão zombar de mim. A inteligência ao meu ponto de vista, não é uma virtude, a ignorância é o que nos torna felizes, o fato de não ser inteligente ao ponto de assimilar os problemas faz com que tais problemas não causem preocupação. Ser um meio-termo entre isso tudo de fato não presta, pois você se torna inteligente demais para não enxergar os fatos ao seu redor, e burro demais pra compreendê-los.
O problema, é que após tudo o que foi criado em nosso mundo, é inadmissível não nos preocuparmos com as coisas. Se ninguém se preocupa o mundo vira um caos. Maldita evolução, ela acabou com o mundo. E agora a m*** já foi feita, e se tem volta, bom isso ninguém pode dizer, talvez só... ops, desculpem meus amigos intelectuais nada disso existe, nem Ele, nem esse texto que você leu, ok?

Ps: Nunca li uma obra de Nietzsche, ou qualquer outro livro de flosofia em minha existência. Aos meus amigos intelectuais, me desculpem por mais esse pecado ou melhor dizendo erro (pecado é coisa de cristão).

4 comentários:

Cândida Macksoud disse...

essa minha vida de pelotense faz com que eu perca muito tempo fazendo coisas que a minha empregada fazia pra mim e eu acabo ficando sem tempo para acessar a bergamota voadora, triste hein!

voltei então... mas anda muito intelectual essa bergamota! :P

beijo

João disse...

cândida, a única leitora fiel do berga! não deixe de acessar, o blog aliás ele é mais que um blog, é uma filosofia de vida! hahaha =P

Luísa disse...

só para não teres apenas uma leitora... bjs alemão

Luísa disse...

Estás te saindo muito bem bloggeiro... Gostei dessa opinião a respeito de espiritualidade. bjs