domingo, 14 de setembro de 2008

A solução de todos os problemas

Já é tarde da noite, o cansaço físico e emocional está no seu auge, neste horário sinto uma tendência a filosofar muito grande, não sei o motivo, só acabo pensando, falando, ou neste caso escrevendo coisas que em outra hora do dia não faria. Eu me sinto, na maioria das vezes, deprimido com a minha situação de inquietude constante, a dificuldade de me satisfazer, a minha ansiedade, e a falta de controle sobre os meus sentimentos. Fico tentando encontrar respostas aos meus problemas, ou algo que justifique minhas ações, meus erros. Eu sou uma pessoa dispersa e inquieta. Um diagnóstico positivo e outro negativo de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) já foi o suficiente para eu me auto-enganar, culpando esta doença por algumas espécies de erros cometidos.

Um dos maiores problemas do homem é a incapacidade de admitir perante os outros que está errado. Se afirmar na sociedade é fundamental. Estar o mais perto da perfeição, aliado a uma justificativa sempre pré-determinada para responder aos defeitos é algo que existe em todas as pessoas. A carência é outro problema que leva as pessoas, a falarem mal de si com a intenção de que outras pessoas mostrem o contrário fazendo com que assim aconteça um aumento na auto-estima. Nada se faz sem segundas intenções escondidas, ao menos nada que é exposto para um público.

Por qual motivo vocês acham que eu estou escrevendo este texto aqui? Quem respondeu que é para eu expressar as minhas idéias, está parcialmente errado, pois por trás disso existe a vontade de que os meus leitores achem que sou uma pessoa inteligente e que escreve bem. Isto é da natureza do ser humano, as segundas intenções normalmente sempre têm uma importância muito maior e mais significativa do que a intenção explícita.

A vida é complexa demais, não consigo engolir que tudo existe apenas devido ao Big Bang e aquela série de fatores favoráveis ao desenvolvimento das formas de vida. Não é possível que algo tão complexo e ao mesmo tempo tão perfeito não tenha alguma intervenção de uma força maior para existir.

Quais as causas que levaram a sociedade a formar os valores atuais? Gostaria de dispor de um maior conhecimento sobre a área da Sociologia para entender o que leva as pessoas agirem de forma tão peculiar. A falta de transparência, a incapacidade de transmitir de forma explícita os reais desejos é uma forma de proteção diante ao fracasso. Ao não demonstrar o real interesse, as pessoas podem desmentir este interesse diante de uma situação que não as agrade de forma que a sua reputação continue intacta.

Eu não sei se todos têm esta capacidade, mas eu consigo muitas vezes enxergar estas segundas intenções das pessoas, eu entendo o motivo por qual cada ação esta sendo feita, ainda mais tendo um conhecimento sobre esta pessoa, o que é algo de fato muito engraçado, pois não chega a ser uma mentira, mas é divertido ver as pessoas fazendo uma coisa com a finalidade de que outra coisa completamente diferente se de por entendida através das entrelinhas.

São tantas coisas a serem avaliadas sobre as pessoas que eu fico fascinado diante da vida, algo tão incrível assim não pode ser simplesmente fruto do acaso, alguma força maior teve que criar isso tudo, é óbvio que não do modo demonstrado por entidades religiosas, mas sim fruto de uma mescla de fatos que a física e a ciência comprovaram junto com uma força divina (se é esta a palavra correta a ser usada) que dá sentido a tudo.

PS: Aos pseudo-intelectuais sabichões e carregados de segundas intenções escondidas, por favor, se matem, não tem algo mais nojento do que vocês, sinceramente bonitões a mim vocês não impressionam, não fiquem se achando por que conseguem a admiração desta sociedade tão ingênua, pois na boa vocês não são melhores que ninguém.

3 comentários:

João disse...

quando o post é grande demais ninguém lê, ninguém comenta...

Jean Argenta disse...

O problema não é ser grande, é ser complexo...

Mas a parte que tu falou sobre as segundas intenções nos atos das pessoas é verdade, muitas vezes da pra perceber que uma pessoa faz algo tentando chegar a um objetivo diferente do que esse "algo" o levaria.

João disse...

isso ocorre sempre e é incrível haahah, como falta verdade nas pessoas...